Ah, o café especial! Uma bebida cheia de sabores complexos e nuances que nos encanta e nos faz acordar pela manhã. Mas, e o açúcar? Será que tem espaço nessa história?
Deixe-me ser claro: colocar açúcar no café especial pode, com certeza!
Contudo, antes de pegar aquele pacotinho de açúcar, vale a pena entender o que acontece quando adicionamos essa doçura extra.
“O café especial é naturalmente doce”… Será?
Existe percepção de dulçor no café especial sim.
Mas, sinto muito desapontar os defensores dessa máxima, o café torrado em si não possui sabor doce perceptível.
Como isso é possível?
Quando o café é torrado acontecem diversas reações químicas dentro do grão. Uma delas se chama reação de maillard, onde acontece a caramelização dos açúcares.
Isso faz com que o café desenvolva uma série de sabores complexos. Mas ao final da torra a quantidade de açúcar que permanece nos grãos é imperceptível para a nossa língua.
Então o grão de café, mesmo o especial, depois de torrado não é naturalmente doce.
Então por que temos essa sensação de dulçor no café especial, mesmo sem adicionar açúcar ou adoçantes?
O sabor que sentimos no café pode ser naturalmente doce devido ao aroma da bebida.
Justamente durante a reação de Maillard muitos compostos de aromas são desenvolvidos — Caramelização, carameloi, açúcar queimado… você já entendeu (rs)
O sabor de uma bebida não está apenas relacionado ao gosto que ela deixa na boca, mas também ao seu aroma.
Assim, o sabor que sentimos no café se dá de forma retronasal. Ou seja, com a conexão feita entre sabor da língua e o cheiro do café.
Destra forma, apesar dos açúcares não serem perceptíveis exclusivamente no paladar, os aromas desenvolvidos na torra são os maiores encarregados da sensação de dulçor natural, quando tomamos um café especial.
Mas e se eu quiser adicionar açúcar ao meu café especial?
Pode! Claro, cada um tem seu gosto e preferências.
No entanto, é importante lembrar que ao adoçar o café com açúcar ou outro tipo de adoçante, você pode perder alguns sabores sutis presentes na bebida.
Isso acontece porque o açúcar pode modificar a textura e sabor do café.
Além disso, ao adicionar açúcar, você está adicionando calorias extras à sua bebida.
Sabemos que muitas pessoas buscam o café especial também por seus benefícios para a saúde, então é importante considerar isso quando decidir adicionar açúcar.
E se eu quiser experimentar outras formas de adoçar meu café?
Existem várias opções de adoçantes disponíveis no mercado, como o mel ou o xilitol, que podem ser utilizados para adicionar um toque de doçura ao seu café especial.
Alguns desses adoçantes possuem um impacto menor na textura e sabor do café, permitindo que você desfrute melhor dos aromas e sabores da bebida.
Além disso, é possível experimentar diferentes tipos de leite ou creme para adoçar o café. O leite de coco, por exemplo, é uma opção popular entre os veganos e pode ser um substituto delicioso para o leite tradicional.
Ou seja…
Nada disso é um “pecado”!
O café especial pode sim ser adoçado com açúcar ou outros tipos de adoçantes.
No entanto, é importante lembrar que ao fazer isso, você pode perder alguns sabores e texturas que tornam o café especial tão especial.
Então, se você quiser experimentar novas formas de adoçar seu café ou até mesmo apreciá-lo puro, não tenha medo de explorar e descobrir novos sabores.
No final das contas, o mais importante é aproveitar sua xícara de café especial da maneira que mais te satisfaz.
Afinal, não há regras quando se trata de saborear uma boa xícara de café!